Em 28 de outubro de 2025, o estudante Carlos Eduardo Ferreira, de 15 anos e morador de São Bernardo no Maranhão, a cerca de 370 km de São Luís, conquistou a medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).
Aluno da Escola Vereador Rubenito Silva Couto, no povoado Coqueiro, ele integra os 27 finalistas selecionados para a etapa nacional em Brasília, onde representará o estado do Maranhão. A ONEE, iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), envolve estudantes e professores do 8º e 9º ano do ensino fundamental, visando conscientizar sobre o uso responsável de energia através de métodos lúdicos, interativos, gamificação e desafios que unem sustentabilidade e inovação.
De origem humilde, Carlos Eduardo recebe apoio comunitário para custear a viagem à capital federal, incluindo contribuições do ex-prefeito e do atual prefeito de São Bernardo, além de amigos e moradores locais. O coordenador da escola, Gerson Ricardo, descreve o jovem como dedicado e esforçado, destacando que o resultado reflete três anos de trabalho, incentivo e projetos olímpicos escolares, gerando orgulho e sensação de dever cumprido ao impactar positivamente a vida do aluno por meio da educação.
A preparação contou com incentivo significativo dos professores Gerson Ricardo e Lindellane, de Ciências, que aplicou o conteúdo e treinou os alunos. Carlos Eduardo relata que aprendeu principalmente sobre economia de energia e sua importância para a vida humana. A professora Lindellane elogia o aluno por ser observador, dedicado, fazer anotações detalhadas e relacionar temas à prática, utilizando métodos variados como estudos de caso para análises, propostas de soluções e equilíbrio entre teoria e prática, enriquecendo a experiência de toda a turma apesar de diferentes níveis de aprendizagem.
Representar o Maranhão na etapa nacional traz grande alegria a Carlos Eduardo, que enfatiza que o feito vai além dele e da família, abrangendo o estado inteiro e a escola. Ele destaca o papel da família em sua trajetória e sonha em se formar na faculdade, realizar aspirações pessoais e, com fé em Deus, construir uma vida melhor para si e parentes. O jovem expressa desejo de seguir carreira como advogado para ajudar a família e os pais.
Apesar das condições financeiras limitadas, Carlos Eduardo não enfrentará dificuldades na viagem graças ao apoio recebido, que inclui mensagens de parabéns e carinho da comunidade, aquecendo seu coração. O estudante compartilha o imenso afeto demonstrado pelas pessoas de sua cidade após a conquista.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
O blog não se responsabiliza pelos comentários, são de única exclusividade dos autores, postantes..