Levantamento contratado ao Instituto Prever pelo deputado estadual Dr. Yglésio Moyses – para medir o potencial bolsonarista na ilha – mostra números da capital e de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar

A SUCSSÃO NA GGRANDE SÃO LUÍS. Quadro mostra os cenários para eleição de governador e as opções de senador na Região metropolitana
O deputado estadual Dr. Yglésio Moyses (PRTB) recebeu neste fim de semana pesquisa do Instituto Prever que aponta a preferência do eleitorado da Região Metropolitana sobre a sucessão estadual de 2026; o levantamento, que visa analisar o desempenho do campo bolsonarista na Grande São Luís, mostra o prefeito Eduardo Braide (PSD) com nada menos que 74,7% das intenções de votos para governador.
- o adversário mais próximo de Braide é Felipe Camarão, com 7,1%;
- o secretário Orleans Brandão aparece com 5,7% de intenções;
- Lahésio Bonfim registra apenas 2,7% na Grande São Luís.
“Numa das últimas conversas que tive com o presidente Jair Bolsonaro (PL), ele mostrou interesse em ter candidatos ao Senado mais ligados a ele; resolvi contratar esta pesquisa para testar meu nome, mas também faço um levantamento completo do desempenho de todos os potenciais candidatos a governador, senador e deputado federal na Região metropolitana”, explicou Dr. Yglésio.
- o próprio Yglésio registra 15,5% de intenções de votos para o Senado na região da Grande Ilha;
- nesta região, o senador Weverton Rocha (PDT) seria o mais votado, com 27%, se a eleição fosse hoje;
- também aparecem no cenário Carlos Brandão (26%), Roberto Rocha (20,6%) e André Fufuca (10,8%).
“Fizemos quatro cenários diferentes para o Senado, e cruzamos os dados de primeiro e de segundo votos para tirar a média de todos os possíveis candidatos de 2026; É uma pesquisa completa sobre a sucessão estadual”, diz o deputado estadual. (Veja no quadro acima todos os cenários de senador)
Entregue apenas a alguns jornalistas de São Luís – o titular deste blog Marco Aurélio d’Eça incluído – a pesquisa do instituto Prever é o mais completo já realizado na região metropolitana em termos de alcance eleitoral sobre 2026; é uma ferramenta de estudo valiosa para jornalistas e atores envolvidos na política maranhense.
O blog não se responsabiliza pelos comentários, são de única exclusividade dos autores, postantes..