Pular para o conteúdo principal

Saiba quais as cidades que estão na mira do MPF por suposto uso irregular do dinheiro público para tratar o pós-covid

 O site UOL trouxe nesta quinta-feira (24), uma reportagem que mostra o escárnio de alguns prefeitos maranhenses quanto ao gasto público de recursos que deveriam ser destinados para a saúde pública. De acordo com o Ministério Público Federal, 33 municípios do Maranhão estão sob investigação por conta de repasses feitos para tratar as sequelas da covid-19, mas aparentemente acabaram desviados.

Os dez principais municípios alvos de investigação são:  Chapadinha, Pedreiras, Bacabal, Coelho Neto, Urbano Santos, Amarante do Maranhão, Nina Rodrigues, Parnarama, Belágua e Vargem Grande.

As investigações nos 33 municípios começaram a partir de uma nota técnica do Ministério da Saúde feita em setembro. O documento mostra que foram gastos R$ 21 milhões com o tratamento em todo o Brasil. As prefeituras do Maranhão ficaram com R$ 19,7 milhões apenas no período entre janeiro e maio deste ano, ou seja, 93% do total.

Boa parte desses repasses ocorreram com intermediação de emendas parlamentares, sejam as comuns ou as do chamado “orçamento secreto”. A Justiça já bloqueou mais de R$ 90 milhões nas verbas vindas por emendas de acordo com o MPF.

Das prefeituras com maiores atendimentos supostamente registrados estão aliados do senador Weverton Rocha (PDT), como é caso de Pedreiras, comandada pela prefeita Vanessa Maia. Assim como da deputada estadual mais bem votada do Maranhão, Iracema Vale (PSB), que teve o seu marido Herlon Costa, prefeito de Belágua e Professor Clemilton de Urbano Santos, entre os que mais realizaram atendimentos, naturalmente eles também são aliados do deputado federal Aluísio Mendes.

A prefeitura de Chapadinha, campeã em atendimentos pós-covid, tem como prefeita, a Belezinha, aliada de primeira hora do deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL).

Coelho Neto, comandada por Bruno Silva (PP), tem como André Fufuca (PP), aliado também de primeira hora.

As investigações já têm levado uma série de consequências na Justiça, como bloqueio de verbas…

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTÍCIA URGENTE: PRINCIPAL SUSPEITO DE CRIME HEDIONDO EM TUNTUM PRESO

  Tuntum, Brasil - A polícia acaba de anunciar a prisão do principal suspeito de um crime horripilante que chocou toda a região. A informação foi confirmada pelo Delegado César Ferro em um pronunciamento recente. "Informo que acabamos de prender o principal suspeito de ser o autor desse crime horroroso que acabou de ocorrer no município de Tuntum e que chocou toda a região", declarou o Delegado Ferro. A prisão é resultado de um trabalho bem-sucedido realizado em conjunto com a Polícia Militar. O suspeito está sendo encaminhado neste momento à Delegacia Regional de Presidente Dutra, onde serão realizados os procedimentos legais. A comunidade de Tuntum e cidades vizinhas aguardavam ansiosamente por uma resolução para este caso que abalou a tranquilidade local. Mais detalhes serão divulgados conforme as investigações avançarem. Vídeo abaixo:

Prefeito em Exercício Nelson Homenageia Professora Raquel Miranda por Ato de Bravura em Tuntum, MA

  A cidade de Tuntum, presenciou um importante reconhecimento público hoje, 16 de julho. O Prefeito em exercício, Nelson do Nanxi, homenageou oficialmente a Professora Raquel Miranda por seu notável ato de bravura, que se mostrou crucial para a atuação das autoridades policiais em um caso recente no bairro Mil Réis. Em uma nota divulgada, o Prefeito Nelson do Nanxi expressou a gratidão de toda a sociedade tuntunense pela coragem e pela importante contribuição da professora. "Toda sociedade tuntunense agradece a professora Raquel Miranda pelo seu ato de bravura, que ajudou bastante as autoridades policiais a encontrarem o suspeito, e dando todo o suporte a família da vítima. Que Deus a abençoe sempre professora Raquel, com muita sabedoria, honra e força de vontade para lutar sempre contra a violência", destacou o gestor. A ação da Professora Raquel Miranda foi fundamental para auxiliar as autoridades na localização do suspeito e, consequentemente, oferecer o necessário suporte...

Com o Grupo Labigó em Xeque, Cícero Cunha Lança Filha como Pré-Candidata à Prefeitura de Tuntum

A corrida eleitoral em Tuntum ganha um novo e interessante capítulo. Em meio às incertezas e a aparente falta de um nome forte no grupo político conhecido como "Grupo Labigó", Cícero Cunha, figura conhecida na política local como assessor e primo do ex-prefeito Tema Cunha, fez um movimento surpreendente. Nos bastidores da política tuntunense, circula a percepção de que a imagem do ex-prefeito Tema Cunha, que já enfrentou recentes disputas eleitorais, estaria, neste momento, bastante desacreditada junto à população. Essa percepção tem gerado um cenário onde o próprio Tema parece que,  teria desistido de vez de uma possível nova candidatura no pleito de 2028, abrindo um vácuo no grupo que antes era liderado por ele. Através de uma postagem em suas redes sociais, Cícero anunciou o lançamento de sua filha, Sara, como pré-candidata a prefeitura de Tuntum. No texto, Cícero Cunha, que se apresenta como pai e presidente do PSB de Tuntum, justifica a iniciativa afirmando que Tuntum nã...